Antes de contarmos qual foi a opção escolhida e o motivo, vamos esclarecer rapidamente as características de cada um deles.
Porcelanato:
É um piso durável, elegante e por ter baixa absorção de água é mais difícil de manchar que o laminado, mas pode acontecer. Também é de fácil limpeza. Existem no mercado inúmeras opções de cores e acabamentos (liso, fosco, brilhante...). Você pode encontrá-lo em modelos que imitam madeira também. Há grande variação de preços e marcas, por isso vale a pena pesquisar bastante. Esse piso pode ser utilizado em ambientes internos e externos.
Desvantagens: as peças maiores são frágeis e podem quebrar durante a colocação, por isso deve ser aplicado por alguém experiente e cuidadoso. Outro aspecto negativo é que qualquer sujeira saltará aos olhos, sendo necessária a limpeza diariamente, principalmente quando o piso for claro. Se você tem crianças e gosta de deixá-los brincar à vontade pelo chão da casa, essa não é uma boa opção por ser um piso frio. Se morar em cidades frias, também não.
Laminado:
Esse piso assemelha-se à madeira, mas tem um valor bem mais acessível. A instalação é bem simples: há modelos colados ao chão ou somente encaixado um ao outro (sistema click). Em sua maioria podem ser aplicados em pisos já existentes, mas é necessário verificar com o técnico essa possibilidade. Sua limpeza é muito simples.
Desvantagens: bastante suscetível a riscos, sendo necessário proteger as bases dos móveis, principalmente as cadeiras, para não danificar o piso. Assim como os Gremlins, os laminados não podem entrar em contato com água, isso pode "estufar" o piso com o tempo. Caso seja molhado, deve-se enxugá-lo rapidamente. Para locais com incidência solar direta e constante também não são indicados.
Acabei escolhendo o piso laminado, pois gosto muito da semelhança que tem com a madeira. Além disso a instalação é bem simples, sem sujeira. O preço também foi um fator relevante para a escolha.
Vejam só o que escolhi:
Eu comprei o piso na loja Interlínea Pisos Laminados e a cor escolhida foi: Old Pine. As fotos foram tiradas com o celular e não estão muito definidas, mas o piso ficou melhor do que eu esperava. O preço girou em torno de 4 mil reais já inclusos no valor: os rodapés, os outros materiais necessários para a instalação e a mão de obra. O acabamento da equipe que instalou o piso ficou excelente! Os recortes de rodapé super bem feitos! Comprei 52m² de piso e sobraram ainda 9 réguas. Não gosto muito do piso colocado na diagonal, embora digam que o ambiente pode parecer maior, preferi colocar assim e não me arrependi.
Como o apartamento é pequeno optei por colocar uma cor clara no chão. Escuro ele pareceria menor do que já é. Há opção também de colocar rodapés maiores e brancos, o que acho realmente muito bonito. Pelo fato de alugar o apto provisoriamente, optei pelo rodapé de 7cm, mas ele pode ser trocado posteriormente.
Esse piso tem o sistema click, conforme expliquei no início, ou seja, ele é encaixado uma peça na outra e preso pelo rodapé com pregos. A instalação também foi rápida, em uma manhã estava tudo prontinho!
A limpeza desse piso também é bem prática: pano úmido e detergente neutro.
Atualmente existem também os pisos vinílicos. Os pisos vinílicos são feitos de camadas de PVC e minerais, são mais finos (0,5mm a 2mm) e silenciosos. Já os laminados são feitos de compensados de madeira revestidos com laminado melamínico que imita a madeira, tem de 7mm a 8mm e deixam um pouquinho de ruído.
Espero que tenham gostado!
Até o próximo post!
Beijos da Gi!
1 comentários on "Piso laminado ou porcelanato? E o escolhido foi..."
Ficou lindo!!! Um piso muda a cara completamente.
Postar um comentário
Seja bem vindo!
Que bom que você parou para um cafezinho! Volte sempre, viu?
Procuro sempre responder aqui, ou por e-mail.
Bjsss