sexta-feira, 7 de dezembro de 2012
Varal para principiantes
Estou lendo o "Receitas caseiras para viver e morrer", da Debra Adelaide.
Preciso contar para você um trechinho que é a minha cara, talvez a explicação para meu (nosso, para algumas...) problema com varal.
Fala sobre a cultura do varal, regras simples, claras e objetivas que deveriam ser seguidas por mulheres virtuosas, organizadas e eficientes - a dona de casa perfeita! (no século passado, claro...)
Começa com horário em que as roupas deveriam ser colocadas ao sol - antes das nove. Impraticável no meu caso, ainda mais com o horário de verão.
Segue falando sobre a ordem correta para pendurá-las, deixando escondidas meias e afins e reservando um lugar de honra para as roupas masculinas, "que deveriam ocupar sozinhas toda uma fileira, indicando sua importância na hierarquia do processo de lavagem de roupa e de todo o ambiente doméstico". E viva a igualdade!... mas tudo bem, esta é simples e o varal fica até mais bonitinho.
Os pregadores jamais deveriam ficar no varal, o que denunciaria "um lar problemático dirigido por uma dona de casa desleixada." Ai que medo... ainda bem que meu varalzinho é retrátil!
Tem também a questão da técnica: a roupa deveria ser sacudida e alisada "libertando-a do atormentado ciclo de secagem centrífuga". Mamy fala a mesma coisa, melhor fazer então...
Deveria ser presa de modo inteligente para maximizar o acesso ao sol e a brisa, pendurando calcinhas pela lateral e nunca pelo forro. Faz sentido...
A roupa jamais deveria ficar no varal de um dia para o outro, o que indicaria um sério lapso nos cuidados domésticos. (Só um minutinho que vou recolher a roupa e já volto! rs rs)
Finalmente a secadora jamais deveria ser usada, pois era tida como coisa de mulher esbanjadora, praticamente um crime! Caso chovesse, o conselho era esticar cordinhas pela sala (praticamente a visão do apocalipse!!!) ou qualquer coisa semelhante. Se mesmo assim a roupa não secasse, o ferro deveria ser usado, porque a roupa teria que ser passada e ponto final. (Lidi, será que é o caso de tirarmos a secadora da nossa listinha de compras? rs rs...)
Por isso meninas, agradeçamos todos os dias os varais retráteis, os pregadores coloridinhos e o fato de estarmos no século XXI, o que nos permite acordar as nove, colocar a roupa no varal ao meio dia, (e na ordem que der, misturando as roupas do maridinho aos nossos vestidinhos sem o menor problema...) e sonhar com o dia em que a roupa vai sair passadinha da secadora, porque passar roupa é chato demais! rs rs
Bjsss e amanhã a previsão é de sol, dá até para lavar os cobertores... na lavanderia rs rs
Assinar:
Postar comentários (Atom)
16 comentários on "Varal para principiantes"
Chuchu! que delícia de post!
Posso pendurar no MEU varalzinho?
Adorei. Cultura de Varal é demais e faz todo sentido! Sempre achei!
Obrigada
Bj
kkk, Adorei Fla, sua visão do modo que a autora fala foi muito interessante, rs.
Achei muita coisa para uma ~tarefa tão simples, rsrs.
Lavar roupa e passar não é muito meu forto. Eu não gosto mesmo! Fazer o que né?
Bjs
Nossa Flá!!! Ainda bem mesmo que estamos no século XXI... que horror essas regrinhas me sentiria totalmente infeliz... hehehehehe
Bjus, Lu
Noooossa!!
Achei essas dicas antiquadérrimas!!!
rsrsr Realmente não é aplicável para nós mulheres do século XXI!! Neste caso é receita caseira para morrer!! rsrsrs
Meu sonho é ter uma secadora e passar roupa, cada um passa a sua e só na hora de usar!! O namorado já sabe e aceitou casar do mesmo jeito!!
Um beijo!!
Que coisa menina, adorei este teu post....Sec XX a parte, tem umas coisas que fazem sentido(adaptacoes Sejam feitas), eu aprendi com minha mae como eh um "varal bonito".Ah, e tem mais adoro passar roupa, acho que sou raridade, neh?
Quero comprar este livro qdo chegar no Brasil,ja vai pra minha lista. Bjs.
Flá
Sabe que o varal não me incomoda... o que me incomoda é que fica uma zona, um monte de peças diferentes coloridas uma do lado da outra, além de trapinhos de pano de chão... ai sim, quero morrer de vergonha da minha área de serviço! rssssssssssssss
Beijos!!!!
lelê
Eita que nem vou falar sobre o que eu sou diante dessa análise :D Realmente no século 21 não dá prá pensar em certas coisas, né? Ei tenho mania de lavar roupa a noite... elas dormem lá felizes da vida.
beijo e bom final de semana!!! :)
Gente Flá, passada com as dicas desse livro!! É viva o século XXI meeeeeeeeeesmo!!
P.S.: Tô iniciando umas reforminhas lá em casa. Vou dos palpites das amigas blogueiras. Se der, da uma olhadinha no último post lá do blog. Beijinhos!!!
www.casadamaris.blogspot.com
Olá Flá...
Sou nova por aqui, e amei o seu blog..
Mas vamos combinar que esse livro é meio machista, não acha...rs!!!
Ainda bem que os tempos são outros...
Bjs
Flá, tenho umas manias quanto as roupas no varal, mas nem de perto chega a esse extremo. Graças a Deus! me diverti com o seu post!
Beijokas, Lu Espejo
kkkkkkkkkkkkk...adorei. Mas eu gosto de recolher os prendedores e roupas pernoitar no varal?! De jeito nenhum...rsrsrsrs. A menos que este esteja dentro de casa...Será que bato bem das bolas?! Beijocas!
Meu Deus...
No meu caso, quem lava as roupas é meu marido.
Ele acorda as 9h, vai correr enquanto isso a roupa está sendo lavada pela Brantemp....quando chega é só estender, depois é claro dos seus exercícios, então o varal fica cheio lá pelas 11h e as roupas todas misturadas. Calcinha então, de qualquer jeito. O que me interessa é roupa lava e seca. Passar é que são elas.
Viva o homem do lar.
Beijos
Bom no meu caso, o meu marido eh que coloca as roupas pra lavar e a empregada pendura quando ela chega e do jeito que ela quiser e nao quero nem saber se calcinha esta misturada com calca jeans... Inverno todas vao para a secadora, sem medo de ser feliz!
To tao feliz que sou uma mulhr moderna! Mas de qualquer forma tambem quero ler o livro!
Uma linda semana pra voce!
Tem selinho la no meu blog te esperando!
Misericórdia!
Pronto! Sou um fiasco como diva do lar...kkkkk... :D
Mas ainda assim, sou revoltada e continuarei com a secadora na minha wish list, viu bonita?! :)
Ah! E muito obrigada por ter confirmado presença na festa de 1 ano do Bicha Fêmea, viu? E para o teu aniversário? Vai ter bolo por aí? :)
Ha,ha ! O que esta mulher diria se soubesse que nao tenho varal, taco todas as minhas roupas de qualquer jeito dentro da secadora e raramente elas veem um ferro de passar roupas ! Misericordia ! rsrsrs
La Vanu,
seja bem vinda! Claro que pode... o varal é nosso! Fique a vontade...
Fabiana,
também achei um exagero... já pensou seguir esse ritual todos os dias?
Luciana Casado,
viva a modernidade!!! rs rs
Sarah,
seu namorado é um amor! Casa logo que ele é peça raríssima! Bem vinda, viu?
Milu,
Seja muito bem vinda! Varal tem quer organizadinho mesmo, concordo, agora gostar de passar roupa...
O livro é bom, recomendo!
Lelê,
área de serviço é o buraco negro da casa, também não gosto da minha.
Luci,
Bem vinda... também lavo roupa a noite, é o tempo que me sobra ultimamente...
Maris,
flaou em reforma é comigo mesmo! Adoooro dar meus pitacos, me aguarde...
Kris,
seja bem vinda viu? O livro não é machista, esse é só um recorte. A história é bem bacana, eu recomendo. Mas mesmo assim, viva o século XXI!!
Lu Espejo,
fiquei pensando como é seu varal... rs rs
Taia,
bate sim... já ouvi falar de casos mais graves, de gente que gosta mesmo de lavar roupa no tanque, com direito a deixar de molho no sol e tudo! kkkkkkkkkkkkkk
Dirlene,
bem vinda a casa! Que sorte você tem menina! Maridinho não sabe nem onde fica a lavanderia por aqui... rs rs
Patrícia,
você é outra sortuda então? rs rs Adoro selinhos, vou postar em breve. Muito obrigada, viu?
Lidi,
também não tirei a secadora da minha listinha. Somos fiascos modernos e muito charmosos. Adoráveis eu diria.
Achou que eu ia perder a festa? Nem pensar!
Claudia,
Bem vinda ao clube então. Mulher moderna é outra história...
Quanta gente nova... fiquei mega feliz! Voltem sempre viu?
Bjsss
Postar um comentário
Seja bem vindo!
Que bom que você parou para um cafezinho! Volte sempre, viu?
Procuro sempre responder aqui, ou por e-mail.
Bjsss