terça-feira, 6 de setembro de 2011

Sabor de infância

Postado por Flávia às terça-feira, setembro 06, 2011


Na casa das minhas avós tinha forno e fogão a lenha... que saudade!...

Minhas lembranças de infância incluem o cheirinho de forno sendo varrido com vassoura de alecrim, feijão cozinhando lentamente por hoooras sobre o fogão a lenha e pernil (*suspiros*...) que descansa durante o dia mergulhado nos temperos, dorme no forno quentinho e no final do outro dia sai de lá glorioso, quentinho, macio e suculento. De longe meu prato preferido!

Já tentei convencer o maridinho de que precisamos de um desses por aqui mas...

Veja só quantas opções:

Este é mais parecido com o da minha avó, de cimento queimado vermelho. É também o preferido da Isabel, lá do Casa de Juntados.




Não gosta de vermelho? Que tal em azul?




Este é o Ecofogão, fogão a lenha ecologicamente correto. Segundo os fabricantes ele tem conceito tecnológico moderno.



Compacto e portátil, sua instalação é rápida e ocupa pouco espaço. Promete também economizar lenha e emitir pouca fumaça, que não escapa dentro da cozinha por ser hermeticamente fechado.

Permite vários acabamentos diferentes.

Parece bem bacana, não é mesmo? Será que é igual ao da vovó?




Para quem tem pressa e não quer sujeira, esta é opção. De ferro, esmaltado e coloridinho. Daqui e daqui.






Agora se você é muuuuuuito animadinha mesmo e adora um faça você mesmo , eis o caminho das pedras (ou dos tijolos...). Me mostra as fotinhos depois, tá?




Vou continuar minha campanha... quem sabe ganho um desses de presente... rs rs



Bjsss

12 comentários on "Sabor de infância"

Susy Alves on 10 de novembro de 2009 às 10:03 disse...

Flavita sou louca para colocar um em casa, embora tenha sérias dúvidas quanto a operação dele. Mais aí posso apelar pra minha mãe...
Ah, adorei a pipoqueira, eu tinha uma quando era criança,e a minha ainda era rosinha um mimo!!!

beijos :)

Luciana Casado on 10 de novembro de 2009 às 11:26 disse...

Oi Flá!! Na casa dos meus avós tb tinha fogão a lenha...
A cozinha sempre quentinha, o cheiro de café, o cheiro de feijão... ai ai...
Mas definitivamente não cabe um fogão a lenha no apertamento, então vou ficar só na saudade... hehehe
Bjus, Lu

Casa de Catarina - lelê on 10 de novembro de 2009 às 12:20 disse...

Total cara de infância...
minha avó tb tinha um na fazenda!
Beijos
lelê

Edna on 10 de novembro de 2009 às 14:05 disse...

Oi Flá
Achei vc na blosfera e qdo li o post, não resisti em comentar.
Pois tb amo fogão à lenha e como boa mineira assim q for construi minha casa quero um bem espaçoso. O vermelho me lembrou minha infância em Minas, onde todas as casas normalmente tem um assim, por exemplo na casa de minha avó.ô comidinha boa que sai dees heim!!!
Parabéns pelo seu espaço!
Bjs

Amanda on 10 de novembro de 2009 às 14:08 disse...

Que delícia de post.. até senti o cheirinho da comidinha da vovó no seu lindo fogão de lenha! vermelhinho limpado semanalmente com cera !! hehehe

Fabiana on 10 de novembro de 2009 às 15:01 disse...

Ai , parace maravilhoso ter um desses em casa. Acho muitissimo chique!

Minha casa é mini, o fogão já ocupa bastante espaço. Mas se fosse escolher, com certeza seria o primeiro, vermelho! Demais!

Bjão

Natália on 11 de novembro de 2009 às 04:42 disse...

Hum,feijão no fogão a lenha não tem igual...

Tenta dobrar o marido, hehehe

bjokas,NA

Lidiane Vasconcelos on 11 de novembro de 2009 às 06:39 disse...

Já comi comida de fogão a lenha feita pela minha vó. Não sei se era o fogão ou o amor dela... mas era "tudibom" e incomparável... :D

Mulher, tem mistério não. :D
Estou jogando no ar o que vai pela minha cabeça e coração... se bons pensamentos atraem coisas muito boas, custa nada praticar. ;)

Paulinha - Reformando Nosso Apê on 11 de novembro de 2009 às 07:50 disse...

Comidinha feita nesses fogões tem um sabor todo especial mesmo! Eu adoraria ter um, pra fazer uma carninha assada de vez em qdo...Hum! Já pensou?
Beijos!
Paulinha
Reformando Nosso Apê

Cynthia Le Bourlegat on 11 de novembro de 2009 às 14:18 disse...

Oi Flá! A outra almofada não sei se saí não, acho que a calça vai ficar perneta mesmo rs... Adorei esse fogão de lenha vermelho. "...quero uma casa no campo..." beijos querida

Flávia on 11 de novembro de 2009 às 16:14 disse...

Susy,
eu sei como funciona, fiz cursinho com minhas avós lá de Minas. Se precisar te ensino!

Luciana Casado,
o clima é outro com um fogão a lenha, não é verdade? Mas no apartamento nem pensar... pena...

Lelê,
dá uma saudade, não é mesmo?

Edna,
Seja muito bem vinda viu? A casa é nossa! Esse fogão é uma delícia... meu coração mineiro é apaixonado por ele...

Amanda,
ai.... dá uma saudade... você falou do cheirinho, bom demais mesmo!

Fabiana,
eu ainda vou ter um e também será vermelhinho como esse da foto. Chique mesmo... até a Ana Maria Braga tem!


Natália,
estou tentando... estou tentando... mas está difícil!

Lidi,
acho que era o amor e o calorzinho do fogão unindo a família... Boas palavras para vc...

Bjsss pro ceis, meninas!

Flávia on 11 de novembro de 2009 às 17:15 disse...

Cynthia, como assim não sai? A almofada nova precisa de companhia...

Também quero uma casa no campo...

Bjsss

Postar um comentário

Seja bem vindo!

Que bom que você parou para um cafezinho! Volte sempre, viu?

Procuro sempre responder aqui, ou por e-mail.

Bjsss

 

Casa da Flá Copyright © 2009 Girl Music is Designed by Ipietoon Sponsored by Emocutez