terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Perfumes, entenda mais sobre o assunto

Postado por Gislene às terça-feira, fevereiro 11, 2014

Os perfumes estão intimamente ligados as nossas preferências pessoais. Mas você entra numa loja especializada em fragrâncias e as opções são tantas que a dúvida é certeira. Afinal, qual perfume tem a minha cara?

Eu sou amante de boas fragrâncias, sejam elas nacionais ou importadas. Mas o que devemos saber sobre os perfumes antes de sair por aí, comprando?

Algumas dicas para não errar na escolha:

1. Sempre quando vamos às lojas de perfumes, nos são oferecidas algumas fitas olfativas onde são borrifados os perfumes para sentirmos a fragrância, mas elas alteram o aroma do perfume, por isso se você quiser meeeeeesmo saber qual é o cheirinho real dele, o ideal é borrifá-lo na pele para sentir como o aroma ficará depois de algumas horas. O tipo de pele, o seu grau de transpiração e até mesmo os seus hábitos alimentares são capazes de alterar o aroma. Por isso que o perfume que cai bem na sua amiga pode ficar bem diferente em você.

2. Sentir mais do que três fragrâncias faz com que o seu olfato não diferencie as demais, por isso é comum oferecerem grãos de café para sentir e amenizar os aromas memorizados pelo olfato. 

3. O tipo de pele também influencia na fixação da fragrância ao longo do dia. As peles claras fixam por menos tempo o perfume, por isso são indicadas as fragrâncias mais marcantes e com alto poder de fixação. Já nas peles negras, as fragrâncias duram por mais tempo pelo fato de o perfume aderir mais à pele, logo a elas são sugeridas as fragrâncias mais suaves. Peles oleosas tem bom poder de fixação e deixam o perfume mais intenso. Nas peles secas, manter o aroma é mais difícil. Peles normais tem fixação ideal. 

4. Nas embalagens dos perfumes você encontra sempre escrito: Eau de Parfum, Eau de Toillete, Eau de Cologne... Essas são classificações da quantidade de essência que o perfume terá e sua consequente duração na pele. O verdadeiro Parfum tem um aroma bem intenso que pode durar até 24 horas. Geralmente são bem caros e utilizados com moderação nos países de clima frio. O Eau de Parfum dura aproximadamente 12 horas e tem até 20% da concentração de essência em sua formulação. Deve ser usado com moderação. Eau de Toillete são adequadas ao clima aqui no Brasil e são bem mais discretos. Possuem até 12% da concentração da essência e duram por até 8 horas na pele. E por último Eau de Cologne, até 8% da concentração de essência e dura no máximo de 5 horas. Um outro termo que você já deve ter escutado é Deo Colônia, mas só é utilizado aqui no Brasil. Tem baixo poder de concentração e dura até 3 horas na pele. 

5. Os melhores locais para aplicação do perfume na pele são nuca, pulsos (mas não esfregue-os), atrás das orelhas e dos joelhos. Aplicar o perfume na roupa não é legal, pois altera o aroma além de manchar.

6. Pesquisando sobre perfumes na internet você poderá encontrar as notas que marcam a fragrância. 
Essas notas são as etapas de emissão dos odores. Temos as notas de cabeça, coração e fundo. Nota de cabeça é o primeiro contato que você tem com o perfume, no momento em que ele é borrifado na pele e dura cerca de 3 minutos. As notas de coração se mantém por 8 horas e é o verdadeiro aroma do perfume. E as notas de fundo, encorpam o perfume e podem durar até 24 horas.

7. As vendedoras sempre perguntam qual é o tipo de aroma que mais gostamos e se soubermos exatamente quais as famílias olfativas que nos agradam, ela nos mostram exatamente o que queremos. As vendedoras de grandes lojas são especialistas no assunto e muito bem preparadas para selecionar a marca olfativa que o cliente deseja. Algumas delas:

- Cítricos: essências extraídas de cascas de frutas e também chamados de "frutados". Leve e marcante. Indicado para climas quentes. 
- Florais: para quem gosta de perfumes sutis e discretos. Obviamente extraídos das flores. Muita gente considera enjoativo por serem levemente doces, mas perfumes clássicos são compostos por essa família.
- Amadeirados: tem algumas misturas de madeira e são menos doces, mais secos e elegantes. 
- Frutal: leveza e frescor. Traz notas doces na essência. 
- Oriental: sensuais, elegantes, sofisticados e chiques. Traz consigo notas quentes e picantes. 
- Frescos: jovens e revigorantes notas que nos remetem a folhas frescas e verdes. 
- Chipreconseguem reunir o frescor dos cítricos ao fundo quente do musgo e carvalho (amadeirado). São femininos e sofisticados. 

Há ainda vários subgrupos nessas famílias e dominá-las deixo para os especialistas.

Como podemos concluir, não existe o melhor perfume do mundo. Existe o melhor para cada um de nós. 

Não tenho uma coleção de perfumes, pois ficaria perdida em meio há tantas opções e eu prefiro me manter fiel a uma, no máximo duas, fragrâncias por vez, como forma de agregar o aroma a minha identidade. Minha avó gostava de usar sempre o mesmo perfume e ao sentir o aroma dele, em qualquer lugar que esteja, me faz lembrar dela.

Agora sim, os meus queridinhos do momento:

Armani Code. Muito bom também. Bem marcante. Uso para sair à noite.



Narciso Rodriguez / For her. Amooooo! E uso durante o dia. Essa seria minha "marca pessoal". Uma amiga lindaaa trouxe para mim de Orlando. Esse kit fofo vem nessa caixinha charmosa e lá custa por volta de 100 dólares.



Mas me agrada também: J'adore, CH Carolina Herrera, 212 sexy, Flower by kenzo, Dior Adict, Miss Dior, Chance Chanel, Allure e outros tantos. 

E você? Nos conte qual é o seu queridinho! E se faltou alguma informação no post, nos ajude a melhorá-lo.

Beijo e nos próximos posts... Testei e aprovei: Infinity Pro da Conair! (Amei!)

0 comentários on "Perfumes, entenda mais sobre o assunto"

Postar um comentário

Seja bem vindo!

Que bom que você parou para um cafezinho! Volte sempre, viu?

Procuro sempre responder aqui, ou por e-mail.

Bjsss

 

Casa da Flá Copyright © 2009 Girl Music is Designed by Ipietoon Sponsored by Emocutez